Projeto Lyra Bragança

 

O Projeto Lyra Bragança vem, através do compartilhamento da arte e da cultura, resgatar os direitos fundamentais e assegurar o desenvolvimento de crianças e adolescentes. O foco são os moradores da Zona Norte de Bragança Paulista, entre 08 a 18 anos, que vivem em situações de vulnerabilidade e risco. 

Quanto mais envolvidos com a música, mais distantes ficam da ociosidade que os aproxima das drogas e da criminalidade. Afinal, a atmosfera inovadora das aulas proporciona noções de respeito, hierarquia, educação e bons modos.

Tudo começou no final de 2008, com a criação da ABRAA (Associação Bragantina Amigos das Artes) pela iniciativa de Marcus Bonna e Kathia Bonna, e alguns meses mais tarde foi iniciado o Projeto Lyra Bragança junto ao Luiz Custódio, o Babalu. Essa entidade sem fins lucrativos visa uma atuação social na cidade, baseada em princípios de promoção da cultura, do conhecimento e no desenvolvimento integral da criança e do adolescente.

Assim nasceu em 2009 o Projeto Lyra Bragança, que hoje conta com dois pólos: Orquestra de Metais Lyra Bragança e Fanfarra Alegretti.