Desfile de 7 de setembro contará com participação dos alunos do Projeto Lyra Bragança [07/09/2019]

Neste sábado, 7, a Orquestra de Metais Lyra Bragança, a Fanfarra Alegretti e o recém-formado grupo Ecoa estarão presentes nas comemorações da Independência do Brasil em Bragança Paulista. Eles se apresentarão durante os tradicionais desfiles cívicos, na Passarela Chico Zamper, na Avenida dos Imigrantes. A abertura será feita pela Orquestra de Metais Lyra Bragança, às 8h, com o Hino Nacional e coreografia das crianças do Ecoa que, juntas, formarão a Bandeira do Brasil. Já a Fanfarra Alegretti fará participações pontuais durante a celebração.

Juntos, os três grupos também cantarão uma versão da música “Cristo Nasceu na Bahia”, de Sebastião Cirino e Duque, orquestrados por Marcus Bonna, fundador do Projeto Lyra. Ao todo, desfilarão quase 160 crianças e adolescentes alunos do programa.

“Para nós, é sempre um momento de muita alegria e orgulho ver nossos alunos envolvidos em um momento tão especial da nossa nação. Vamos celebrar ao lado da população bragantina com a promessa de uma performance linda, toda feita por crianças e adolescentes comprometidos diariamente em aprender a arte da interpretação musical”, comenta Káthia Bonna, a outra fundadora do projeto.

O Desfile Cívico no feriado de 7 de setembro é tradição na cidade e mobiliza alunos de escolas públicas, privadas e de projetos sociais como o Lyra Bragança. A celebração é organizada anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O PROJETO LYRA BRAGANÇA

O projeto Lyra Bragança nasceu em 200 e foi fundado pelo casal Marcus Bonna, trompista da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) por 21 anos, e Káthia Bonna, pianista profissional reconhecida internacionalmente. Ao se mudarem para Bragança Paulista para fundarem a MB Cases, empresa especializada em estojos para instrumentos musicais e acessórios, encontraram, ao redor da empresa, grande concentração de crianças e jovens vulneráveis às ações da marginalidade. Juntaram-se, então, ao amigo e músico Luis Custódio, conhecido como Babalu, e criaram o projeto, que ensina música de qualidade gratuitamente. O objetivo, além de tirar os jovens do ócio, é preparar os mais talentosos para a profissionalização musical.

O Projeto Lyra oferece aulas de teoria, solfejo, percepção musical, canto coral, apreciação musical, música de câmara e marcha, onde as crianças e adolescentes aprendem a tocar instrumentos. Hoje, há três diferentes polos do projeto que, além da Orquestra de Metais Lyra, levam música às crianças da E. E. Professor Luiz Roberto Pinheiro Alegretti e também do Ecoa (Espaço de Convivência e Aprendizado) de Bragança Paulista. Ao todo, o programa atende cerca de 200 crianças e adolescentes.

 

Matéria divulgada pelo Jornal em Dia | Link: http://jornalemdia.com.br/noticias.php?p=16370